quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Uma notícia que nos faz pensar...

Foi notícia em dezembro, mas é muito oportuna a lembrança que faço agora neste momento.

Em dezembro passado, mais exatamente no dia 21/12/2010, o Bispo do Ceará Dom Manuel Edmilson da Cruz recusou a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, que é um prêmio dos direitos humanos concedido à pessoas que tenham destaque nesta área.
Vejamos a reportagem que está no site do Senado:

" Em protesto pela aprovação pelo Congresso Nacional, no último dia 15, de projeto de lei que reajusta os salários dos parlamentares, ministros, vice-presidente e presidente da República, o bispo emérito de Limoeiro do Norte, no Ceará, Dom Manuel Edmilson da Cruz, recusou a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. Ele foi um dos cinco contemplados pela homenagem conferida pela primeira vez pelo Senado Federal.

Ao falar durante a sessão para entrega da Comenda, nesta terça-feira (21), Dom Manuel da Cruz lamentou que o Congresso tenha aprovado reajuste para seus próprios salários, da ordem de 61%, com efeito cascata nos vencimentos de outras autoridades, enquanto os trabalhadores do transporte coletivo de Fortaleza mal conseguiram 6% de aumento em recente luta por elevação salarial. Ele mencionou as aposentadorias reduzidas, o salário mínimo que cresce em "ritmo de lesmas".

Na opinião do religioso, o aumento aprovado pelos parlamentares deveria sempre guardar a mesma proporção que a elevação concedida para o salário mínimo e a aposentadoria.

- Quem assim procedeu não é parlamentar, é 'para lamentar' - afirmou.

Para o bispo de Limoeiro do Norte, a Comenda outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Helder Câmara.

- Só me resta uma atitude: recusá-la. Ela é um atentado. Uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão, ao contribuinte para o bem de todos com o suor de seu rosto e a dignidade de seu trabalho - afirmou ele.

Dom Manuel da Cruz disse que se aceitasse a comenda estaria procedendo contra os direitos humanos e perderia todo o sentido esse momento histórico.

- A atitude que acabo de assumir, assumo-a com humildade, sem pretensão a estar dando lições a pessoas tão competentes e tão boas. A todos suplico compreensão e a todos desejo a paz, com meus sinceros votos e uma oração com abençoado feliz Natal e um próspero feliz ano - declarou o bispo, que cobrou dos parlamentares a reavaliação da decisão.

Coerência

Em seguida, o senador José Nery (PSOL-PA), na presidência da sessão, cumprimentou o bispo pela atitude que, como assinalou, é coerente com o que o religioso pensa e vive.

O senador disse entender o gesto do bispo, mas ressaltou que o fato de o Senado Federal conceder um prêmio de direitos humanos tem o significado de fazer avançar na caminhada rumo a um Brasil mais justo.

José Nery também solicitou aos policiais legislativos do Senado que tratassem com cuidado estudantes que, no mesmo momento, realizavam protesto em frente ao Congresso Nacional contra o reajuste salarial votado pelos parlamentares. O senador assinalou que eles têm o direito de manifestar sua opinião.

Denise Costa / Agência Senado"

Como vemos, Dom Manuel é um cidadão de sabedoria e realmente soube mostrar com uma atitude simples mas firme, que nós brasileiros estamos cansados de sofrer, até porque Deus não criou este mundo que estamos vivendo... o mundo criado por Deus não tinha toda essa bagunça generalizada e divisão entre pobres e ricos!

Para Deus esta divisão jamais deveria existir, pois todos, sem exceção, somos Seus Filhos, assim como Jesus Cristo!

Os nossos pequenos Catequizandos assistem as reportagens sobre essas tragédias de enchentes e logo soltam a pergunta: "Por que Deus deixou isso acontecer com essas pessoas???" ou "Por que Deus deixou que a terra desabasse em cima da minha casa e matasse a minha família???"

E aí temos que estar muito bem preparados para não deixar que a raiva e a tristeza pelos acontecimentos afastem essas crianças do caminho de Deus!

Deus não quer o mal para ninguém, isto sabemos desde pequenos e acreditamos.

O problema é quando as coisas ruins acontecem, aí logo questionamos Ele, e com os Catequizandos é a mesma coisa.

Por que ocorrem as enchentes e os deslizamentos de terra, e o que tudo isso tem a ver com a recusa de Dom Manuel e com o aumento salarial dos parlamentares??? Tudo, e mais um pouco!

É um círculo vicioso... não sobra dinheiro para melhorias nas cidades porque a corrupção pega grande parte, fora isso tem esses altos salários para os parlamentares que, bem sabemos, trabalham muito pouco pelo tanto que recebem, e aí Deus manda esse anjo chamado Dom Manuel "dar uma coça" nesses nossos empregados, pois é isso que eles são, até porque nós os contratamos quando votamos neles e acima de tudo isso, pagamos seus salários!

Vamos exigir descência dos parlamentares, afinal não gastamos nosso voto à toa não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário