segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Silêncio!

O silêncio é um estado de consciência em que temos que manter a calma para realmente ficar em silêncio.

Silenciar o corpo e a mente para orar está ficando cada vez mais difícil nos dias de hoje, onde tudo é frenéticamente movimentado, a tal ponto que precisamos ensinar as crianças na catequese o que é o silêncio, que mesmo em silêncio estamos em oração.

Na sexta-feira passada fui à missa, coisa que raramente consigo fazer numa sexta-feira, mas desta vez consegui!

Essa missa da sexta-feira é "diferente" das demais do final de semana, porque não há grupo de música, e os cantos são mais simples e mais antigos, puxados só "na garganta" mesmo. Temos as folhas com os cantos para que as pessoas possam acompanhar e ajudar a cantar.

Mas o que percebi de diferente nesta missa foi exatamente o silêncio, um silêncio que chegava a ser constrangedor para aqueles não estavam acostumados. Eu senti uma paz tão grande, senti muito mais forte a presença de Jesus ali comigo naquela celebração, e aí fiquei pensando...

Por que será que fiquei tocada com tanto silêncio, justo eu que adoro um barulho, músicas, instrumentos musicais??? Porque o silêncio nos faz pensar mais, prestar mais atenção no que estamos fazendo, no que estamos agradecendo ou pedindo em nossas orações em silêncio.

E eu naquela missa estava ali rezando por vários entes queridos da minha família que já estavam junto do Pai, uma tia, um tio e dois primos, um inclusive estava completando um ano que havia partido "para o outro lado do caminho" como diz na oração atribuída à Santo Agostinho.

Precisamos reaprender a ficar em silêncio, e ensinar aos pequenos catequizandos que o silêncio é bom e necessário para falar com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário