quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Assunção de Nossa Senhora

EVANGELHO DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Lucas 1,39-56

Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade da Judéia, na região montanhosa.

Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando esta ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu dentro dela. Então Isabel, cheia do poder do Espírito Santo, falou bem alto:

_ Você é a mais abençoada de todas as mulheres! E a criança que você vai ter é também a mais abençoada. Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Logo que ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro de mim. Você é feliz porque acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.

Então Maria disse:

_ Meu coração louva ao Senhor. Minha alma está alegre por causa de Deus meu Salvador. Porque ele se lembrou de mim, sua humilde serva! De agora em diante todos vão me chamar de mulher abençoada, porque o Deus Poderoso fez grandes coisas por mim. O nome dele é santo. Ele mostra a sua bondade a todos os que o respeitam em todas as gerações. Estende a sua mão poderosa, e derrota os orgulhosos com todos os seus planos. Derruba dos seus tronos reis poderosos, e eleva os humildes. Dá fartura aos que têm fome, e manda os ricos embora com as mãos vazias. Ele cumpriu as promessas que fez aos nossos antepassados, e ajudou o povo de Israel, seu servo. Lembrou-se de mostrar a sua bondade a Abraão e a todos os seus descendentes para sempre!

Maria ficou mais ou menos três meses com Isabel, e depois voltou para casa.


Desenvolvimento do Evangelho

A liturgia de hoje é dedicada à Maria, humilde serva, escolhida por Deus para ser a mãe do seu Filho. Ao declarar-se serva do Senhor, Maria concebe Jesus. Mulher corajosa, que aceita sem medo a importante missão, e logo após se coloca a caminho da casa de sua prima Isabel para servi-la, demonstrando desde então que Jesus não viria para ser servido, mas para servir.

A cena mostra o encontro de duas mães agraciadas com o dom da fecundidade e da vida (Isabel era estéril e Maria não teve relação com nenhum homem). Maria se torna assim, pioneira insuperável de evangelização, pois leva Jesus-Messias às pessoas. Maria é discípula fiel (em relação a Deus) e solidária (em relação ao próximo).

No ventre destas duas mães estão, Jesus e João Batista no primeiro encontro entre eles. João começa ali a sua missão de anunciar a vinda do Messias: “Logo que ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro de mim”, e Isabel inspirada pelo Espírito Santo saúda Maria, reconhecendo-a como a mais abençoada das mulheres, a mãe do Messias.

Ao ser saudada por Isabel, Maria entoa um cântico a Deus, o “Magnificat, ou canto de Maria”, que está entre o Antigo e o Novo Testamento, saindo do tempo de espera para o de realizações. Neste louvor Maria revela a alegria de ser considerada digna de dar a luz ao Salvador, e com humildade de serva abençoada por Deus, louva o Santo Nome do Senhor que veio libertar seu povo da opressão e do pecado defendendo os pobres e marginalizados das injustiças.

Através do louvor de Maria, se vê claramente que, diante de Deus, grande é aquele que se torna seu servo e não o que quer se tornar grande explorando e humilhando os outros. Maria era uma mulher simples, e esse louvor cheio de graça e beleza, só é possível porque ela não está cheia de si, mas está a serviço do Pai, cheia do amor de Deus, repleta do Espírito Santo.

O canto de Maria nos estimula a lutar pelo mundo novo já iniciado com a ressurreição de Jesus. Esse mundo novo vai se tornando realidade concreta quando somos cidadãos conscientes e responsáveis.

A assunção de Nossa Senhora celebrada no dia 15 de Agosto não está relatada na Bíblia, porém foi assistida por vários discípulo, entre eles São Dionísio que narrou os fatos transmitidos oralmente e por escrito durante séculos, e foi definida como dogma (verdade absoluta sobre a qual não se pode ter nenhuma dúvida) pelo Papa Pio XII na Constituição Apostólica de 1950, o que significa que Maria foi acolhida ao céu em sua plenitude, de corpo e alma.
 
 
Imagens: internet e www.pequenogigante.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário