terça-feira, 13 de abril de 2010

Roteiro para Coroação de Nossa Senhora!

Estamos no começo de abril, mas como gosto de preparar tudo com calma e antecedência, já vou deixar aqui o roteiro que usamos no ano passado para fazer a celebração de coroação de Nossa Senhora Aparecida na missa das crianças.
Ficou lindo demais e emocionante.
Segue roteiro elaborado pelas catequistas Ilza e Cleyde:

CELEBRAÇÃO DA COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Canto nº 1 – Maria de Nazaré

Padre – Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos - Amém

Padre - Hoje nós vamos celebrar uma tradição da nossa Igreja, da nossa Comunidade. A Coroação de Nossa Senhora. Vamos afirmar que ela é nossa Rainha, assim como Jesus Cristo é nosso Rei.

Narrador - Mas por que celebramos este fato?
No tempo do nascimento de Jesus existia um homem muito poderoso: O Imperador de Roma Otaviano Augusto que mandava no mundo inteiro. Quando qualquer pessoa estivesse em sua presença deveria fazer uma reverência e dizer: Ave César; essa era a saudação exclusiva do Imperador, considerado a pessoa mais importante do mundo até então.
Porém nessa época aconteceu um fato curioso como nos conta o evangelista Lucas:

Leitor:
“ O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe:

Anjo:
Ave, cheia de graça, o senhor é contigo.

Leitor:
Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 

Anjo:
Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberas e darás a luz a um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e irá chamar-se Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai David; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim” (Lc1, 26b-33).

Canto nº2 – Louvando a Maria

Maria :
Mas como é possível?

Narrador:
Uma jovem pobre e simples, que morava na Galiléia, na periferia pobre do Império Romano, receber a visita do anjo Gabriel, o mensageiro de Deus, ser saudada como uma Rainha, e saber que vai ser a mãe de um Rei?

Leitor:
É por que Deus se revela aos homens de maneira diferente da que nós imaginamos!
E também por que aquela jovem vai ser uma rainha muito diferente das outras.

Maria :
Como?

Narrador:
Nessa época, as rainhas ficavam em seus castelos, servida pelos empregados, sem nada a fazer, apenas figurando ao lado do Rei nas cerimônias públicas e nos cortejos reais.
Porém, não vai ser assim com a nossa Rainha, Ah...não vai ser não, Sabem por que ?

Leitor:
Maria é uma rainha diferente. Ela já nos ensina aquilo que Jesus vai dizer depois aos discípulos; “Aquele que quiser ser o mais importante seja o servidor de todos”.

Narrador:
Ao saber pelo anjo que sua prima, que tinha idade avançada, também esperava um filho, parte apressadamente para ajuda-lá em outra cidade.
Quando Maria foi visitar sua prima, não havia lojas de roupas de nenês, nem produtos descartáveis, nem supermercados. Uma mãe que esperava um filho tinha que fazer todo o enxoval: fiar o linho e a lã, fazer o tecido, e só depois as roupas e os cobertores para o nenê que iria chegar, principalmente se fosse o primeiro.
Maria foi servir Isabel, que esperando um filho em idade avançada, com certeza não poderia fazer sozinha todo esse serviço.

Maria e Isabel  (pequena encenação: Maria com sua prima Isabel – ajudando com os serviços da casa . Ex. Maria varrendo e Isabel costurando.........)

Leitor:
Acompanha a missão do marido, apesar do estado de sua gravidez, e é obediente ao Pai, ao atender a sua ordem de ir ao Egito.
Vai ter seu nenê em uma manjedoura (explicar o que é uma manjedoura) provavelmente suja e fria, e vai ter que fugir para o Egito para que não matem seu filho.

José e Maria com bebe no colo (pequena encenação: José e Maria com o bebe no colo fugindo com medo).

Leitor:
Depois vai cuidar de Jesus com toda mãe cuida de seus filhos pequenos até a idade adulta, amando-os, educando-os e corrigindo-os quando se faz necessário, porém sem jamais colocar-se acima de sua missão;
Maria com um menino (pequena encenação: Maria entra de mãos dadas com um menino).

Narrador:
• Está presente nas Bodas de Caná, intercedendo a favor dos noivos.
Quando Jesus operou seu 1º Milagre transformando água em vinho, para que a festa de casamento continuasse.
Ela estava atenta a necessidade das pessoas e intercede junto a Jesus para que as ajude. Não queria que dois jovens que estavam começando a vinda juntos sofresse a vergonha de não oferecer vinho aos convidados de sua festa de casamento.
• Está junto a cruz de Jesus, no momento mais doloroso de sua vida;
Sofre com seu filho, mas não pode interferir com a missão de salvação da humanidade.
• Está junto com os apóstolos quando Jesus aparece ressuscitado;
Participa da alegria da Ressurreição e depois de permanecer por nove dias em oração está presente no Início da Igreja.
Maria é, portanto, um exemplo para os cristão que desejam viver uma vida de fé e de serviço como Jesus nos ensinou.
• Está presente no nascimento da Igreja, no Pentecostes.

Maria com Jesus Ressuscitado (pequena encenação: Maria entra com Jesus ressuscitado).

Canto nº 3 – Quando o Pai revelou o segredo a Maria

Narrador:
E hoje? O que será que Maria está fazendo?
Será que Maria está apenas recebendo no céu as honras de Rainha por ter cumprido bem a Missão que Deus lhe confiou?

Leitor:
Não. Acreditamos que ela continua sendo uma rainha diferente. Ela continua intercedendo por todos nós. Pelas nossas pequenas necessidades, como a dos noivos de Caná, como pelos problemas gravíssimos da humanidade, como: a fome, a miséria, o desemprego, a poluição, a guerra e tantos outros males. Continua porém sendo mestra e companheira de nossa caminhada que temos a responsabilidade de cuidarmos bem uns dos outros e do planeta que recebemos de Deus.
É por isso que vamos coroar hoje Maria como a Nossa Senhora.
Ela é nossa Rainha mas também é nossa mestra e companheira. E por tudo isso ela é muito amada no mundo inteiro.

Narrador :
Em cada parte do mundo Ela recebeu um título, um nome, que expressa o carinho que cada povo tem por ela:
• Em Portugal recebe o nome de Nossa Senhora do Rosário de Fátima;
• no México, Nossa Senhora de Guadalupe;
• na França, Nossa Senhora de Lourdes;
• na Bolívia, Nossa Senhora de Copacabana; e assim por diante...
TODAS AS NOSSAS SENHORAS É A MESMA MÃE DE JESUS!
Vamos coroá-la HOJE especialmente, com o título de:
Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil !

Leitor:
(perguntar para as crianças quem conhece a história de N.S.Aparecida e deixar que eles contem – caso isto não aconteça ou aconteça pela metade ...completar resumindo a história – usando palavras simples.
Porque, certa vez, na história do nosso Brasil, o povo pobre sentiu sua presença amiga e espalhou esta devoção por toda o país:
“Uns pobres pescadores do vale do Rio Paraíba tinham que providenciar peixes para alimentar toda a comitiva de um homem poderoso, enviado pelo Rei de Portugal, que iria passar pelo seu povoado a caminho das Minas Gerais.
Saíram para pescar em sua canoas e durante muito tempo nada conseguiram a ponto de ficarem desanimados e temerosos por não poderem atender ao representante do Rei. Depois que eles encontraram no rio a imagem de Nossa Senhora da Conceição, quebrada em duas partes, conseguiram pescar o necessário para alimentar a comitiva real e levar a frente a sua missão. Guardaram a imagem na casa de um dos pescadores, que passaram a chamar de Nossa Senhora Aparecida, e cujo local passou a ser um ponto de reunião de pessoas que gostavam de Nossa Senhora e que queriam sentir sua presença em suas vidas através do seu exemplo e de sua intercessão. Com o tempo, foi crescendo a fé do povo e acontecendo milagres atribuídos a intercessão de Nossa Senhora, até tornar-se no maior Santuário Mariano do Mundo”.
Santuário de Aparecida do Norte.
Vamos receber a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil – todos de pé , cantando bem bonito :

(Procissão de Entrada da Imagem.)

Canto nº 4 – Ave Maria nos seus andores (Joana)

Narrador:
A imagem de Nossa Senhora Aparecida nos ajuda a perceber a sua presença em nossas vidas, em nossa comunidade, caminhando e vivendo conosco o nosso dia-a-dia. Por que ela viveu com fé e caridade a missão que Deus lhe confiou ela se tornou nossa mestra. Por tornar-se a mãe de Jesus, nosso Salvador, ela tornou-se também a Nossa Mãe. E por ela ser a mãe do nosso Rei, Jesus Cristo, ela tornou-se também a nossa Rainha. Assim vamos coroar a imagem de Nossa Senhora Aparecida e ao mesmo tempo coroá-lo em nossos corações.

(Entrada do manto e Coroação da Imagem)

Canto nº 5 – Se um dia o Anjo declarou

Enquanto toca a música em tom baixinho o leitor a seguir fala o escrito abaixo forte e bem devagar solicitando o clima de oração :

Leitor:
Agora vamos nos colocar diante da nossa rainha e pedir a sua intercessão, para que possamos viver nossa fé e juntos - com nossos irmãos em comunidade.
Todos fechem os olhinhos e pensem na mãe de Jesus e nossa também.
O coraçãozinho da criança é puro. Sua oração é simples – do jeito que Deus gosta que falemos com Ele.
Agradecimentos por tudo : pela família a mamãe , o papai , os irmãos , os avos , amiguinhos , primos , tios e tias , rezem pela Paz no mundo , pela saúde, pelo alimento , pelo trabalho , por estarmos aqui....
Façam seus pedidos ...leva seus pensamentos lá na sua casa , no seu lar , peça para Maria e Jesus – entrar em sua casa e no coração de todas as pessoas que moram lá , que visitam a sua casa , seu lar ......e que Jesus e Maria derrame muitas bênçãos de Paz, de amor , união , alegria , felicidade e harmonia.
E que todos nós aqui, também possamos sair e levar para o mundo lá fora, também esta paz, para as pessoas.

(Passagem do Pano Azul sobre a assembléia)

Canto nº 6 – Cubra-me com seu manto de Amor

Padre – Agora vamos nos unir à nossa mãe e rezar ao Pai Santíssimo: Paí Nosso...

Padre – Rezemos agora para nossa Rainha, Mãe e Mestra: Ave Maria...

Padre – Vamos agora receber a Benção de Deus Todo Poderoso, com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida...

Canto nº 7 – Maria, Maria (Milton Nascimento)

Um comentário: