terça-feira, 6 de abril de 2010

Dinâmica para apresentação do Evangelho do dia 10/04/2010

Essa história pode ser contada utilizando-se de bonecos fantoches.
História desenvolvida pela Catequista Cleyde, coordenadora da liturgia da missa das crianças.


SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA - ANO C

Padre: Hoje vamos falar sobre a passagem da Bíblia que nos fala sobre Tomé, que é aquele que não acreditou que Jesus estava vivo depois de tudo que Ele havia sofrido na cruz................................

Vamos também conhecer um personagem que vai estar conosco durante nossa caminhada na catequese é uma menina muito esperta chamada Cloé. ......

Amigo (amigo da Cloé – Antonio): Oi Cloé, boa tarde, você não disse que queria participar da catequese, pois então aqui estamos. Veja só esses são nossos amiguinhos que também estão na catequese.

Cloé: Puxa, quanta criança, eu acho que estou com vergonha!

Amigo: Mas você me disse que ia contar uma história para eles e não parecia nenhum pouco envergonhada.

Cloé: É mas eu não sabia que era tanta gente! Boa tarde, criançada! O Padre pediu que eu contasse uma história, e eu concordei. Mas agora não sei se vai dar certo. Só vou conseguir se vocês me ajudarem. Então, vocês me ajudam?..........

Amigo: Mas Cloé, eu já vi você contar história e foi muito legal. Então vamos lá, conte logo que todos estão ficando muito curiosos!

Cloé: Bom, vocês sabem que no domingo passado comemoramos a Páscoa. E o que é a Páscoa? Vocês sabem?...................

Amigo: Eu tenho certeza que as crianças sabem, mas eu vou responder a sua pergunta. Jesus nos ama muito e sabendo que Deus Pai estava muito bravo com a gente, disse a ele que estava disposto a mostrar o que devemos fazer para agradar ao Pai. Então Ele veio a este mundo e fez uma porção de coisas boas para ensinar a gente a sermos pessas legais. Mas, aí os políticos acharam que ele queria ser rei, para mandar em tudo. Então resolveram matá-lo, prenderam Jesus e o fizeram sofrer bastante para mostrar ao povo como eles tratavam que tinha ambições. Só que Jesus não tinha pretensão de ser rei, então ele se submeteu a todo o sofrimento para mostrar para a gente que o amor supera tudo.  Então, para mostrar que o amor sempre vence, Deus ressuscitou Jesus, e essa é a nossa Páscoa esse Jesus ressuscitado.

Cloé: Puxa! Você foi muito bom! Eu entendi tudinho e vocês entenderam?.............. Ele explicou igual minha mãe explica o que eu não devo fazer de errado, fica tudo muito claro, e ai se eu errar de novo, ela fica muito brava.  Mas vamos a história. Depois que Jesus ressuscitou, os seguidores dele que eram os discípulos estavam reunidos numa sala a portas fechadas, porque eles tinham medo que aqueles políticos, prendessem eles também, porque eles eram amigos de Jesus.

Amigo: Estava tudo bem fechado?

Cloé: Fechadinho da silva! E aí você sabe que apareceu naquela sala? Vocês podem imaginar crianças?

Amigo: O Jesus que tinha morrido e ressuscitado?

Cloé: Isso mesmo, vocês acertaram! Ele apareceu e foi logo mostrando a mão, os pés, onde foram colocados os pregos e o lado onde o soltado espetou a espada para ter certeza que Jesus estava morto. Ele mostrou tudo isso para que ninguém ter duvida que era ele mesmo.

Amigo: Cloé você sabe dizer quantos discípulos estavam na sala?

Cloé: Crianças, ajudem, vocês sabem quantos estavam lá? ............ Deixa eu pensar um pouco, hummmmm. Judas que tinha traído Jesus não estava. E também faltava um que era o Tomé, porque ele morava muito longe e não tinha vindo para ficar com eles.

Amigo: Então tinha dez discípulos.

Cloé: Isso mesmo! Então Jesus disse a eles: A paz esteja com vocês. Assim como meu Pai me enviou, assim eu também envio vocês. Em seguida, Jesus soprou sobre eles.

Amigo: Soprou, mas porque?

Cloé: Calma, eu já vou contar! Ele soprou para enviar sobre eles o Espírito Santo. Vocês se lembram que o Espírito Santo, a terceira pessoa de Santíssima Trindade, também pode ser representada pelo vento?

Amigo: Poder ser pomba, vento, é isso aí! Então para que precisou enviar o Espírito Santo sobre os discípulos?

Cloé: É ai que a história fica interessante! Jesus deu aos apóstolos poderes para perdoar os pecados das pessoas. Jesus disse a eles: a quem vocês perdoarem os pecados, faltas, coisas errados, eles serão perdoados, mas se vocês não perdoarem não serão perdoados.

Amigo: Puxa que legal! Quer dizer que se a gente tiver um deslize e fizer uma coisa errada, a gente pode ser perdoado? Então não vou mais me preocupar em fazer tudo certo, se eu fizer errado serei perdoado.

Cloé: Não é bem assim, é preciso que você reconheça o seu erro, se arrependa e peça perdão.

Amigo: Então não tem graça! Vou continuar tentando fazer tudo certo, é mais fácil.

Cloé: Isso aí! Mas continuando a história, Jesus disse isso e foi embora. Alguns dias depois, os discípulos estavam novamente reunidos e Tomé também estava. E ai os discípulos contaram para Tomé que Jesus tinha estado com eles. Muito alegres eles disseram: Vimos o Senhor!

Amigo: Eu sei essa história! Tomé não acreditou neles e até disse: Só vou acreditar se puser o meu dedo nas suas feridas feitas pelos pregos e do lado feita pela espada.

Cloé: Como ele é esperto não crianças! Mas também meio chato, ficou contando a minha história. Não vou mais contar, já que você sabe, você continua.

Amigo: Não Cloé, desculpa, mas é que eu me entusiasmei, porque já tinha lido na Bíblia, e você contando parece que está acontecendo agora.

Cloé: Bom, já que é assim, então vou continuar. Enquanto eles estavam conversando, sabe quem apareceu de novo? Sabem crianças?......................... Isso aí. Jesus mesmo em pessoa. Aí ele virou para Tomé e disse: Poe teu dedo aqui e vê as minhas mãos, coloca a tua mão no meu lado. Tomé muito espantado, exclamou: “Meu Senhor e Meu Deus”

Amigo: Tomé só acreditou depois que viu Jesus!

Cloé: E você sabe o que Jesus disse a Tome? Jesus disse: Tomé você só acreditou porque me viu.  São muito mais felizes aqueles que acreditam em mim sem me ver.

Amigo: Esse é o meu caso. Eu nunca vi Jesus em carne e osso, mas sei que Ele existe porque eu sinto que ele está sempre comigo, porisso eu sigo o meu caminho sabendo que tudo vai dar certo.

Cloé: E vocês crianças, já viram Jesus? .......... Mas acreditam nele não é?.......... É para aprender sobre Jesus e as coisas que ele ensinou que estamos na catequese.

Amigo: Puxa que história linda Cloé! Você vai voltar para contar outra história?

Cloé: Se as crianças gostaram eu vou voltar. Vocês querem que eu volte?........ Então da próxima vez vou trazer minha irmã. Tchau crianças e até outra vez. E não se esqueçam que Jesus ama vocês.

Tchaaaaau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário