quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O que é a Quaresma?

Esta foi a pergunta feita pela minha filha quando chegou na igreja para a missa das cinzas e se deparou com todos os Santos cobertos!

E sei que será a mesma pergunta da maioria das crianças que iniciarão a Catequese no próximo sábado!

Precisamos estar preparados para responder as indagações das crianças!

Então, o que é Quaresma? Tempo de resignação, tempo de exame de consciência, tempo de caridade, tempo de jejum. Todas essas palavras são de difícil compreensão pelas crianças. Precisamos colocar a explicação de uma maneira mais fácil para que elas entendam e possam explicar aos amiguinhos também.
....

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. 

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida!

Quaresma é tempo de ficar mais quieto, em silêncio, para dividir com Jesus e sentir com Jesus esse tempo de oração, de conversa com Deus. Jesus quis ficar sozinho com Deus para rezar e conversar. Então, devemos fazer como Ele fez!

Já que vamos ficar mais quietos, fica mais fácil conversar com Deus! Claro que é muito bom estar reunido em comunidade, na Catequese e na Missa e rezar todos juntos. Mas também precisamos rezar sozinhos, ter o nosso momento com Deus!

Ai vamos jejuar, ficar em jejum. E o que isso quer dizer? Deixar de comer ou de fazer algo que te deixa muito feliz, porque agora é momento de ficar quieto em silêncio, não é momento de comemoração! Lembre-se: Jesus está sofrendo!

Então é só deixar de comer um doce que o jejum está completo? Não é bem assim. O jejum só está completo se junto dele vier a caridade. Você deixa de comer um doce, mas DOA para outra criança, para um amigo... aí sim seu jejum estará completo!

E o tal exame de consciência? Ah... precisamos tentar melhorar alguma coisa nesses 40 dias! Se sabemos que somos um tanto "mal educados", precisamos melhorar! Se percebemos que algumas atitudes deixam tristes nossos pais, precisamos melhorar! Pensem o que vocês podem melhorar e façam esforço para conseguir melhorar suas atitudes nesses 40 dias!

Mas cuidado, é preciso fazer o principal jejum: da língua!!! Não devemos sair contando que doamos um doce, ou que rezamos mais hoje, ou estamos mais quietos porque é quaresma!

Faça tudo isso no silêncio, porque somente para Deus e para você essas atitudes são importantes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário