terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mãos que Evangelizam

Minha paixão pela Linguagem de Sinais - LIBRAS, que é a linguagem utilizada pelos surdos para se comunicarem com ouvintes e com outros surdos, surgiu quando eu comecei a cursar Pedagogia e por obra de uma ótima professora que me apresentou este "mundo novo".

A melhor parte do meu estágio naquele ano foi visitar uma escola especial de surdos, onde pude conviver com as crianças em sala de aula e sentir como era o aprendizado delas.

Aprendi com eles que tudo é possível quando se tem vontade de aprender e quando alguém com vontade quer ensinar. Aprendi também que eles não devem e não querem jamais serem tratados como "coitadinhos" porque são surdos. Eles são crianças normais que brincam, aprendem e brigam e que são repreendidas pelos professores e funcionários da escola, que estão ali para ensinar e zelar por eles, como em qualquer outra escola.

Ah, também ganhei um sinal. A maioria das pessoas acha que por existir um alfabeto em libras, que todas as palavras serão soletradas. Não, não é assim. Inclusive com nomes de pessoas, principalmente aquelas de convivência diária. Como eu estava visitando a escola, fui me apresentar (soletrando meu nome) e ganhei dos alunos um sinal.

E hoje recebi uma postagem no Facebook de uma amiga Catequista, a Deise, que trabalha na Pastoral dos Surdos na paróquia onde ela é Catequista, mostrando o novo sinal de libras da Canção Nova.

O Blog Mãos que Evangelizam tem homilias em libras para Catequese de surdos e muito material!




Nenhum comentário:

Postar um comentário