segunda-feira, 6 de junho de 2011

Catequese e missa para os Catequizandos

Deveria ser natural o catequizando participar da missa pelo menos aos domingos, ou na missa preparada para a Catequese, juntamente com seus familiares.

O que ocorre é que a grande parte dos pais não participam e não levam a sério a evangelização dos filhos, simplesmente deixando por conta deles mesmos (os catequizandos) a "obrigação" de participar das missas.

Por isso, vejo todos os sábados lá na paróquia que a missa é feita somente para os catequizandos. Pais? Posso contar nos dedos quantos estão lá presente para participar da missa.

O mais "engraçado" é que, quando vai chegando 17hs (a missa começa às 16hs), o corredor do lado de fora da igreja fica lotado de pais! Será que uma hora por semana para se dedicar à oração e à Ceia do Senhor é muita coisa??? Ou é comodidade dos pais mesmo?

Fica extremamente difícil para o Catequista ensinar o amor de Deus, o respeito pela Igreja e por Deus, a maneira de se comportar na missa, o mistério lindo que é a missa, se os pais desses catequizandos os deixam na porta da igreja e vão ao shopping, ao supermercado, ao salão de beleza (todas essas hipóteses já aconteceram comigo, ficando eu com vários catequizandos na porta de igreja após a missa esperando por esses pais!). É claro que eles (os pais), sabendo o horário em que a missa acaba, só voltam à igreja neste horário para buscar os filhos.

É justo? Será que é esse tipo de catequese que Jesus ensinou aos discípulos? Será que Maria e José eram assim com Jesus???

Como dizer à esses catequizandos que a missa é muito legal, que é um mistério muito bonito de participarmos da ceia do Corpo e Sangue de Cristo, mesmo que eles ainda estejam se preparando para isso, se os pais não vão à missa em dia nenhum, em momento nenhum??? É óbvio que o catequizando vai pensar "missa é uma coisa chata, porque nem a minha mãe aguenta ficar aqui ouvindo o padre"!

Fico pensando se realmente é válida essa ideia de missa para as crianças logo após o encontro de catequese, com o intuito de que eles realmente participem da missa!

Evangelizar não é fácil, principalmente no momento que vivemos neste mundo digital e de evolução extremamente rápida, mas de uma coisa eu sei e tenho certeza que deveria ser assim: EVANGELIZAR SE COMEÇA EM CASA!

Mães, sejam como Maria, a primeira Catequista, foi ela quem ensinou Jesus a rezar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário