terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Região Santana diploma agentes pastorais

Na festa da Imaculada Conceição, dia 8, o Centro de Formação Pastoral Santo Frei Galvão, formado pela Escola de Teologia para Leigos e Escola de Ministérios, realizou celebração eucarística em ação de graças pelo encerramento do ano letivo e cerimônia de formatura para os concludentes de seus cursos.

Presidida por dom Joaquim Justino Carreira, bispo auxiliar na Região Episcopal Santana, teve participação de professores, alunos e fiéis que compareceram em grande número à Capela São José, da Cúria Regional.

A Escola de Teologia para Leigos atua, há 26 anos, na formação de agentes e está estruturada em seis módulos semestrais denominado de Bloco Fundamental: Introdução 1 e 2, Bíblia “Antigo Testamento”, Bíblia “Novo Testamento”, Cristologia e Eclesiologia. A formação pode ser contínua já que os alunos podem escolher outros módulos optativos como os mencionados no Bloco Complementar: Organização Pastoral, Comunicação, Moral e Mariologia, Liturgia. Os alunos podem optar pelos seguintes dias e horários: terças-feiras (das 19h30 ás 22h); ou quartas-feiras (das 14h30 às 17h) ou aos sábados (das 8h às 11h).

Já a Escola de Ministérios passará por uma reestruturação em sua atuação buscando atender às necessidades levantadas junto ao clero e representantes leigos pela equipe de formação, constituída pelo próprio bispo, pelos padres Valdevir Cortezi, Paulo Gil, Humberto Carvalho, Everaldo Ribeiro e diácono Francisco Gonçalves. Nesse sentido, nos dias 21, 22 e 24 de fevereiro de 2011, será realizada a "Semana de animação bíblica, teológica e pastoral" constituída de formação para os agentes de pastoral nos setores em que está dividida a Região Santana, com o objetivo de despertar o interesse dos membros das pastorais pela formação bíblica, teológica e pastoral. A formação abordará três temas; Apocalipse, Espiritualidade e Teologia Pastoral.

“A Escola de Ministérios, para o próximo ano, será chamada de ‘Curso de formação bíblica, teológica e pastoral’, cujo objetivo será capacitar agentes de pastoral como autênticos discípulos-missionários de Jesus Cristo em vista da renovação da paróquia”, diz padre Humberto, coordenador da escola.

Matrículas, tanto para a Escola de Teologia, como para a "Semana de animação bíblica, teológica e pastoral" podem ser feitas pelo telefone 2991-5882 ou no site: http://www.regiaosantana.org.br/


Fonte: http://www.regiaosantana.org.br/site/?secao=noticias&cod=1002&titulo=Regi%E3o+Santana+diploma+agentes+pastorais

Nenhum comentário:

Postar um comentário