segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Teatro - roteiro para peça

Iremos apresentar algumas peças teatrais com as crianças, onde as turmas se apresentarão entre si, cada uma com um tema. Faremos essas peças em comemoração ao dia da criança, e logo após teremos a festinha deles, seguido da missa!
Minha turma irá falar sobre Jonas - o profeta rebelde.
Então vou postar o roteiro da peça e o esquema que fiz no final sobre personagens e cenário.
***********

JONAS - O PROFETA REBELDE




Narrador – Um dia Deus falou ao profeta Jonas:
(___________) Deus – Quero que você vá até Nínive e diga aos habitantes de lá que se eles não se arrependerem de todo o mau que fizeram até hoje, eu destruirei a cidade.
Narrador – Jonas então, seguiu em direção ao porto para embarcar para Nínive.
(___________) Amigo – Bom dia Jonas, aonde você vai tão apressado?
(___________) Jonas – O Senhor me pediu para ir até Nínive, mas estou com muito medo de ir porque o povo de lá está brigando muito e fazendo muitas maldades! Acho que vou para Társis, lá ninguém irá me achar.
(___________) Amigo – Tá maluco Jonas, você vai desobedecer ao Senhor?
(___________) Jonas – Não se preocupe, não vai acontecer nada comigo.
Narrador – Jonas chegou rápido ao porto e logo avistou o navio que ia para Társis.
(___________) Capitão – Olá, o senhor vai embarcar?
(___________) Jonas – Sim, aqui está a passagem.
(___________) Capitão – Fique à vontade, já vamos partir.
Narrador – E lá se foi Jonas... Mas Deus não gostou nada da desobediência de Jonas e lançou sobre o mar uma terrível tempestade!
(___________) Capitão – Que tempestade terrível! Vamos pedir ajuda aos deuses para ver se as coisas melhoram. Já jogamos quase toda a carga do navio no mar, mas não adiantou nada!
(___________) Marinheiro – Capitão, há um homem dormindo no porão! Vamos acordá-lo e pedir ajuda.
(___________) Capitão – Jonas, acorde! Peça ajuda para o seu Deus, senão nós morreremos!
(___________) Jonas – A culpa é minha, eu desobedeci o Senhor meu Deus e por isso ele mandou a tempestade! Se vocês me jogarem no mar a tempestade vai parar!
Narrador – Então o capitão e os marinheiros jogaram Jonas ao mar e ele foi engolido por um enorme peixe. Jonas ficou dentro da barriga do peixe por três dias e três noites, até que Deus mandou ao peixe que devolvesse Jonas na praia. Novamente Deus falou com Jonas:
(___________) Deus – Quero que você vá até Nínive!
Narrador – Finalmente Jonas obedeceu! Chegando em Nínive, foi conversar com um morador da cidade:
(___________) Morador de Nínive – Vejo que você não é morador daqui, o que deseja?
(___________) Jonas – O Senhor Deus me enviou para avisar à vocês que dentro de quarenta dias essa cidade será destruída!
(___________) Morador de Nínive – Nossa! Precisamos nos arrepender dos pecados e nos corrigir enquanto é tempo!
Narrador – Os moradores de Nínive fizeram jejum, penitência e vestiram-se de panos de saco! Deus viu tudo o que esse povo fez, que eles realmente estavam arrependidos dos pecados, então os perdoou e não destruiu a cidade. Jonas ficou com muita raiva com toda essa compreensão do Senhor, então ele saiu da cidade e foi se sentar numa montanha diante de Nínive. Deus fez crescer um pé de mamona para fazer sombra, mas no dia seguinte a planta secou. Jonas ficou muito triste com a morte da planta, e então Deus falou com Jonas:
(___________) Deus – Você está triste porque viu morrer uma planta que nem foi você quem plantou! E você pensou mesmo que Eu não iria me preocupar com Nínive e com as pessoas que moram lá?
Narrador – Jonas entendeu que Deus não gosta quando nós O desobedecemos, mas também Ele é o Pai bondoso e misericordioso, que perdoa seus filhos quando estes realmente se arrependem!


ROTEIRO

PERSONAGENS
Deus
Amigo
Jonas
Capitão
Marinheiro
Morador de Nínive

CENÁRIO
Passagem (cartãozinho)
Navio
Mar (plástico azul)
Baleia
Cidade
Árvore

Nenhum comentário:

Postar um comentário