segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como fazer uma oração?

Muitos de nós aprendemos a rezar decorando as orações, até mesmo na própria catequese, coisa que se faz até hoje, e que não é de todo o mal.

Mas não existem somente estas orações prontas, e é aí que a "coisa pega". Quase ninguém sabe fazer uma oração se não forem estas já decoradas durante toda a vida!

Lá na paróquia nós temos um momento antes de começarmos a celebração onde se reunem os ministros, os coroinhas, o padre, os leitores e o comentarista para fazer uma oração por aquela celebração que irá começar. Na primeira vez que participei desta reunião obviamente fiquei calada, queria ver como era, como eles faziam, na segunda, prestei mais atenção, na terceira vez já me senti mais a vontade para fazer a  oração. O que nunca esqueci foram as palavras do nosso padre ensinando à todos ali presente, de como se faz uma oração.

Muitas pessoas, quando pedimos para que façam uma oração espontânea, começam assim "Queria pedir..." ou "Eu queria agradecer..." e isso é uma intenção de oração e não a oração em si.

Orar é falar diretamente com Deus, então quando vamos orar devemos chamar por Ele, chamar pelo Senhor, assim como fazemos na oração do "Pai-Nosso", estamos falando direto com Deus.

Então devemos começar uma oração dizendo "Senhor, te peço..." ou "Pai quero te agradecer..."

O evangelho de ontem falava sobre isso, sobre como fazer uma oração, e acredito que este seja um ótimo assunto para ser conversado com as crianças na catequese!

Nenhum comentário:

Postar um comentário